A Reunião de Representantes da APEOESP Taboão da Serra e região, no dia 09 de julho, vem a público repudiar os atos de violência perpetrados por policiais militares, que no dia 31/07/2013, quarta-feira, por volta das 13 horas, agrediram moral e fisicamente o funcionário Ricardo Ferreira Gama com truculência, que se encontrava ao lado do prédio da Unifesp, na rua Silva jardim – Santos, sendo que o mesmo foi colocado à força na viatura, ainda com o crachá de identificação funcional e o uniforme da empresa.
Um grupo grande de estudantes tentou intervir em defesa do funcionário, tendo sido ameaçados e coagidos pelos policiais.
Dois estudantes se dirigiram à Delegacia para apresentar BO por abuso de autoridade, e após se identificarem foram ameaçados sob a alegação de que o agredido não apresentou queixa.
Na madrugada do dia 02 de agosto o funcionário foi assassinado nas proximidades do seu local de trabalho no trajeto para sua residência, gerando um clima de medo e insegurança na comunidade.
Nós, professores da Subsede da APEOESP de Taboão da Serra e região, manifestamos nossa indignação e repúdio contra estes atos de violência. Repudiamos também a perseguição aos alunos que se seguiu e que ainda permanece.
Diante do exposto, exigimos um posicionamento público da direção da universidade e demais órgãos competentes a respeito dos fatos e que sejam tomadas medidas para impedir que isto volte a acontecer.
Reivindicamos providências também para que se faça justiça e se garanta a integridade das pessoas ameaçadas e perseguidas.