Fonte: UJC – União da Juventude Comunista (http://ujcsaopaulo.blogspot.com.br/2013/08/nota-de-repudio-sobre-morte-de-ricardo.html)
A UJC repudia a agressão e assassinato pela Polícia Militar, em Santos, do auxiliar de limpeza terceirizado Ricardo Ferreira Gama. Inicialmente o trabalhador foi agredido em frente a seu local de trabalho, a unidade Silva Jardim do campus Baixada Santista da Unifesp, no dia 31 de julho, e assassinado dois dias depois, na madrugada do dia 1 para 2 de agosto.
Nos somaremos aos esforços para denunciar e dar publicidade aos acontecimentos, bem como para exigir que o Governo do Estado assuma sua responsabilidade, puna todos os responsáveis pelo crime e garanta a segurança da família de Ricardo e dos estudantes que vêm sofrendo ameaças por terem presenciado as agressões e se predisposto a ajudar a vítima.
Exigimos a desmilitarização da polícia em todo o país, bem como a criação de mecanismos que permitam seu controle e fiscalização públicos, como alternativa ao seu caráter racista e contrário aos trabalhadores e movimentos sociais, subordinado a um Estado que serve unicamente à proteção da propriedade privada e da burguesia.
Abaixo reproduzimos a nota do DCE Unifesp, escrita pelos companheiros da Baixada Santista, mostrando a ordem dos acontecimentos e denunciando-os.
União da Juventude Comunista (Coordenação Estadual-SP)